Monarca – Incorporadora Imobiliária em Curitiba

Projeto de paisagismo de Benedito Abbud se destaca em Curitiba

19/04/2022

Geral

Técnica que tem sido cada vez mais aprimorada e aplicada nos lares brasileiros, o paisagismo ajuda a construir espaços de melhor vivência para as pessoas. Pensando nisso, o premiado arquiteto Benedito Abbud realizou o projeto de paisagismo do Álamo, empreendimento residencial de alto padrão de Curitiba, estrategicamente localizado no Bigorrilho.

Esse projeto tem chamado a atenção pelo seu aspecto inovador e arrojado, utilizando-se – inclusive – da introdução de colmeias de abelhas nos seus detalhes. Para saber mais sobre o conceito e as vantagens do paisagismo e a participação de Benedito Abbud na concepção paisagística do Álamo, fique conosco para esta leitura.

O que é paisagismo?

Paisagismo é uma vertente dentro da arquitetura que consiste na composição de espaços com plantas das mais diversas espécies e outros elementos que possam contribuir para a beleza e a funcionalidade do local. Essa é uma técnica conhecida por “dar vida” para ambientes, recriando sistemas naturais em locais que não dispõem de natureza “real”.

Para além das competências comumente conhecidas na área de arquitetura, para executar um projeto de paisagismo, o profissional precisa ser um conhecedor ávido de solos, ecologia, clima, hidrologia, botânica e diversas outras áreas. Tudo isso contribui para a criação de ambientes que fazem uso do paisagismo.

Benefícios do paisagismo para as pessoas

Entre as vantagens de ter à disposição ambientes paisagísticos, estão:

  • maior sensação de bem-estar;
  • maior produtividade e melhor desempenho dos indivíduos;
  • menos estresse;
  • maior conexão com a natureza;
  • auxílio na filtração do ar;
  • aumento da umidade do ar;
  • torna o ambiente mais alegre;
  • estimula a criatividade.

Observando todos esses itens, é possível notar que o paisagismo é uma ótima prática e que vale muito a pena trazê-la para o nosso dia a dia. Por isso, a Monarca optou por agregar esses conceitos e benefícios para os futuros moradores do Álamo, em Curitiba.

Conheça o Álamo: projeto de paisagismo de Benedito Abbud no Bigorrilho

Com projeto paisagístico arrojado, assinado pelo premiado arquiteto paisagista Benedito Abbud, o empreendimento Álamo sugere aos futuros moradores a contemplação dos cinco sentidos, uma vez que integra partes externas e internas, além de revelar novas formas de sentir, ouvir, ver e se conectar com o mundo.

Abbud explica que, atualmente, o mercado imobiliário passa por uma profunda transformação, que aponta as áreas verdes como protagonistas, não apenas superando questões estéticas, como também vinculando-se à sustentabilidade ambiental, social e pessoal.

“Fala-se muito em salvar o planeta, mas não adianta fazer isso se o homem acabar com ele. É preciso ter uma visão conjunta e equilibrada dessas três esferas. De um ponto de vista pessoal, se não estamos bem, também não podemos ajudar ao outro”, avalia o paisagista, que teve seu projeto aplaudido no MIPIM 2019, um dos maiores eventos internacionais do mercado imobiliário, realizado em Cannes, na França. 

O coordenador paisagístico do Álamo observa que o protagonismo do paisagismo no mercado imobiliário vem ganhando espaço desde a década passada, com estudos sobre os healing gardens ou jardins de cura. “Estes estudos verificaram que pacientes de hospitais que tinham mais contato com a natureza (saíam para tomar sol, sentir a brisa, ver a água) tinham uma recuperação mais rápida do que aqueles que ficavam reclusos”, acrescenta.

Mais tarde, o termo healing garden evoluiu para o conceito de biofilia (ato de viver entre o verde e a natureza, sobretudo, nas grandes cidades). “Curitiba se encaixa muito bem neste perfil, e os maiores escritórios de arquitetura do mundo utilizam este conceito”, declara.

Curitiba que, inclusive, é uma das cidades mais arborizadas do Brasil. Segundo um ranking do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – com base no último censo realizado -, a capital paranaense encontra-se na quinta colocação.  

Quanto à árvore Álamo, que dá nome ao empreendimento da Monarca, Abbud revela que não foi uma escolha aleatória, sendo uma planta que provoca a sensação de monumento, em razão de sua verticalidade. “Como tem uma forma colunar, o Álamo emoldura a paisagem sem excluir a visão do cenário externo”, define.

Álamo inova com a introdução de colmeias de abelhas sem ferrão

Com apenas duas torres e apartamentos de 131 a 271 m² privativos, de três e quatro suítes, o Álamo tem entrega prevista para agosto de 2023. Benedito Abbud revela que o empreendimento pode ser considerado um refúgio urbano por oferecer lazer completo, abraçado pela natureza: “Dispomos de equipamentos para a família toda, desde o cachorrinho até os vovôs. São itens que fazem a diferença na decisão de compra do público”, afirma. 

A presença dos cinco sentidos é muito marcante no Álamo. “A escolha das plantas com cores, texturas e folhagens de diferentes formatos tem a intenção de provocar infinitos tons de verde na visão”, acrescenta.

De acordo com o empresário Seme Raad Filho, diretor da Monarca, o foco nos Cinco Sentidos para o Álamo foi determinante para uma decisão ainda mais ousada e sustentável para o empreendimento residencial.

“Decidimos trazer para o empreendimento, depois de pronto, colmeias de abelhas nativas sem ferrão – iniciativa já consolidada pela Prefeitura de Curitiba com os jardins de mel no Parque Barigui, em razão delas serem responsáveis pela polinização de cerca de 90% das plantas brasileiras”, justifica o diretor. “A forte atuação de Abbud em nosso projeto nos motivou a dar um passo mais estratégico na introdução de polinizadores nativos em nossas áreas comuns”, emenda o empresário.

E a inovação não para por aí. Nos jardins do empreendimento, já na praça de entrada, o público irá se deparar com jabuticabas que, além de serem espécies nativas, estimulam também o sentido do paladar pelo seu sabor. Neste cenário, estão presentes também as plumérias rubras, conforme detalha Abbud.

“Trata-se de uma vegetação de jasmim manga, que exala um aroma delicioso no fim da tarde. Acrescentamos as cerejeiras para dar uma cor e também homenagear o povo japonês, tão importante no Paraná. O projeto tem ainda pitangas e capim dos Pampas, que fazem um belo efeito quando balançam com o som do vento”, descreve o arquiteto.

E tudo indica que, no mundo pós-pandemia, o protagonismo do paisagismo, com a multiplicação de áreas livres e varandas mais generosas, veio para ficar. “É um recurso fundamental também pela possibilidade de prolongar os espaços de lazer. Aqui no Álamo, por exemplo, temos o salão de festas que se abre para uma praça, ou a brinquedoteca que vai para o playground. Entendemos que são funções internas e externas que se correlacionam”, compactua Raad.

Invista em uma moradia que gere bem-estar para você e sua família

O Álamo é um projeto de apartamentos de alto padrão pensado para proporcionar experiências únicas em um condomínio no bairro Bigorrilho, em Curitiba. Com arquitetura contemporânea, o Álamo é rodeado de áreas verdes e banhado por muita luz natural, favorecendo o contato com a natureza.

Um dos grandes destaques do seu projeto é a integração do empreendimento com a rua e o seu entorno, além do paisagismo único e da iluminação diferenciada.

Se o Álamo despertou seu interesse, conte com a nossa equipe especializada para conhecer as plantas, a estrutura e tudo o que você deseja saber sobre o novo e inovador lançamento no Bigorrilho.

E, caso ainda não tenha encontrado o imóvel que estava procurando, você pode entrar em contato diretamente com o nosso time, que se propõe a entender suas necessidades específicas e vai te ajudar nessa etapa da sua vida. Fale conosco!

...

Voltar

Artigos relacionados

Continuar lendo

Pet em apartamento: morar em bairros verdes ajuda na convivência

Cada vez mais considerados como membros da família, os pets têm recebido bastante carinho, atenção e conforto proporcionados por seus tutores. Hoje em dia, tem se tornado comum a busca por…

18/04/2022 Geral
Continuar lendo

Tradição e excelência que encantam

Quem também é habitué do Batel Soho e apaixonada por gastronomia é a digital influencer Dani Machado. Quando não está recebendo amigos em casa, Dani circula pela região para descobrir novos…

04/12/2019 Geral
Continuar lendo

Café, mel e um pedido ainda mais doce

O café GoCoffee já foi cenário de pedido de casamento. O casal de influenciadores, Rafaela Ronconi e Felipe Waltrick, formalizou o início de uma nova etapa da vida em um dos lugares que mais…

04/12/2019 Geral